18 de junho de 2016

VEM, MEU AMOR, SENTAR-TE COMIGO



Vem sentar-te comigo, à beira rio
ver a vida que passa na torrente
onde o céu espelha, mansamente,
a palidez do dia, levemente dourada,
enquanto o Verão que amanhece.

Vem sentar-te comigo, à beira rio
ouvir a melodia que chega de repente
das margens da floresta, suavemente,
de felicidade, eternamente afinada
enquanto o nosso amor acontece.

Vem, meu amor, sentar-te comigo..



16 de junho de 2016

SABE O QUE É D.A.D.I.? NÃO? ENTÃO EU EXPLICO!


Hoje decidi lavar o carro. Dirijo-me à garagem. Mas, ao apanhar a chave da garagem no chaveiro junto à porta reparo que há cartas por abrir sobre a mesa por baixo do espelho veneziano que o meu avô tinha comprado num leilão, na entrada, onde está também a jarra com flores e aquela pequena terrina Vista Alegre que os tios ofereceram no dia do casamento. Já passaram quarenta e quantos anos? Sete ou oito? Bom, isso agora não importa nada. 
Resolvo, então, abrir as cartas antes de lavar o carro!
Pouso as chaves do carro e da garagem em cima da mesa junto da terrina e regresso à sala com o pequeno monte de cartas que deixo em cima da mesa baixa junto ao sofá, enquanto procuro o estilete para abrir os sobrescritos.
Mas, olho melhor o correio e noto uma série de prospectos e de 'flyers' com publicidade a tudo e mais alguma coisa. Tenho afixado na caixa do correio o dístico de 'favor não deixar publicidade' mas não resulta. Resolvo, então, que é melhor desfazer-me primeiro daquilo e dirijo-me à cozinha para deitar os papéis no recipiente respectivo.
Mas, logo a seguir, veio-me pensamento mais racional.
Já que tenho de abrir os sobrescritos, faço isso primeiro, vejo o que há para fazer e no fim livro-me dos papeis todos de uma vez. Há facturas da electricidade e gás para pagar e a prestação à sociedade financeira, do empréstimo que pedi no mês passado para arranjar o telhado da garagem.
É melhor despachar isto primeiro. Dirijo-me ao escritório onde tenho o 'pc' para poder pagar através do 'home banking'. 
É quando vejo em cima da mesa a garrafa de cerveja mini ao pé do pratinho com duas madalenas e umas migalhas que ficaram ontem do lanche, com certeza. Já não me lembro bem! Decido, então que é melhor levar aquilo para a cozinha, antes do mais, e ir buscar um pano para limpar a mesa das migalhas que caíram do prato.
Só então reparo que deixei os óculos na mesa baixa e não vejo o comando da televisão que me recordo de ter deixado, ontem, no sofá. Vou buscar os óculos e afinal o comando não está no sofá!
É melhor encontrá-lo antes que ela venha da caminhada e queira ver o programa da Júlia ou outra porcaria qualquer. Dou a volta pela sala e nada...
De repente lembro-me de que o tinha visto numa das cadeiras junto à mesa. Vou buscá-lo antes que me esqueça do sítio onde o vi e ela chegue.
Toca o telemóvel. É o meu! Onde é que ele está mesmo? Sigo o ruído do toque - aquela música dos Beach Boys, lá lá lá, como é que se chama? - Ahhhhhhh! Como raio foi o telemóvel parar à prateleira onde está o relógio com a bailarina que pertenceu à minha tia? Bem, não interessa!
Atendo! É ela! Avisa-me de que ainda vai passar pelo mercado e pede-me para ir buscá-la ao café daqui por uma meia hora! OK! É melhor despachar-me depois de ir à casa de banho...
Afinal, ainda vou ter de me vestir. Vinte minutos depois estou pronto para sair mas....
Não encontro os óculos. Então e as chaves do carro? Talvez as tenha deixado no carro. Não é costume, mas... o pior é que não encontro a chave da garagem!
O melhor é ligar-lhe de volta e perguntar se mexeu na chave.
Mas como vejo a porcaria dos números no telemóvel? Onde será que deixei a merda dos óculos...

D.A.D.I. é DEFICIÊNCIA DE ATENÇÃO DEVIDO À IDADE!
também há quem reduza a uma simples PDI....

Ou seja: não lavei o carro, perdi a chave da garagem e já agora as do carro, não paguei as facturas, a garrafa mini, as madalenas e as migalhas continuaram em cima da mesa.
Ela teve de vir a pé com o saco de compras e chegou pior que uma barata, cansadíssima atirou-se para cima do sofá e começou logo a mandar vir com a papelada toda em cima da mesa.
E o pior foi quando quis ver a Júlia e eu não sabia do comando....
AH! A merda dos óculos? Tinha-os espetados no alto da cabeça!

7 de junho de 2016

COM UM ENCOLHER DE OMBROS

Com um encolher de ombros
adiamos aquele encontro
porque achamos que amanhã, ainda é vez;
com um encolher de ombros adiamos aquela conversa

porque achamos que amanhã, talvez;
com um encolher de ombros adiamos aquele pedido de desculpas
porque achamos que amanhã, será melhor
com um encolher de ombros adiamos aquele abraço e aquele beijo
porque achamos que amanhã, ainda é tempo!

Com um encolher de ombros vamos adiando aquele amanhã
porque achamos que quanto mais amanhã for,
por esquecimento, por cansaço da dor
com um beijo e um abraço, tudo irá passar.


Com um encolher de ombros
cuidado que o amanhã pode não chegar...