4 de fevereiro de 2024

ESTA LISBOA QUE EU AMO - parte 1

 


ESTA LISBOA QUE EU AMO - parte 1

RUA GUALDIM PAIS, 12 - Freg. de Xabregas.
Concelho de Lisboa e Distrito de Lisboa.
Foi aqui que vivi durante o primeiro ano de vida.
Os meus pais moravam aqui desde Outubro do ano anterior (1947) quando se casaram.
O meu pai ia a pé para o trabalho. Mas a minha mãe, ficava longe da Graça e da Penha de França onde as minhas avós moravam e as três amigas de infância. Para as ir visitar, a minha mãe apanhava dois elétricos: um até à praça do Chile e um outro que descia a Almirante Reis, subia aos Anjos até à Graça.
Em 1947.ainda era raro haver telefone em casa e ter automóvel, um luxo. O fim da guerra, a crise dos combustíveis dificultava a 'vida' aos transportes públicos a gasolina.
Por isso, quando eu nasci, os meus pais pensavam em mudar-se.
A minha mãe, nunca gostou da noite e ainda menos de estar só em casa, com a encosta do cemitério do Alto de S. João a ver-se da cozinha.
Mas os alugueres eram caros e havia que dar sinal aos senhorios, em dinheiro, por vezes bem 'gordo'.
O meses de Fevereiro e Março de 1949 foi um mês muito chuvoso, em Lisboa foi de grandes cheias e como a Rua Gualdim Pais fica na baixa de Xabregas, o local ficou quase totalmente submerso.
O meu pai teve de ir para o trabalho, não a pé como habitualmente mas de barco, como muitos dos vizinhos. E, a minha mãe teve de abrigar em casa, além de mobílias e outros haveres da família que morava no rés do chão, enquanto as águas não baixaram e a casa ficou habitável.
Estes acontecimento apressou a mudança, em Setembro de 1950, depois das férias, para um local incomparavelmente melhor:
1º andar esquerdo no número 97, prédio novo, na avenida general Roçadas junto à praça Paiva Couceiro defronte da escola técnica Nuno Gonçalves e tão perto dos meus avós que podíamos ir a pé visitá-los... quem deixou de andar a pé foi o meu pai que passou a ir de autocarro para o trabalho!
Tenhamos uma excelente noite!
Rua Gualdim Pais, o 3º prédio foi onde vivi.