14 de agosto de 2023

 DIRECTAMENTE DO CAMPO DE SÃO JORGE, ALJUBARROTA

A REPORTAGEM POSSÍVEL com Nuno Álvares Pereira.
O repórter Pêro Coelho aproveita breve tempo de ansiosa espera pelo avistar do exército castelhano para entrevistar o Condestável D. Nuno Álvares Pereira. Na circunstância a reportagem possível.
- Boa tarde, D. Nuno, qual a táctica para esta tarde?
- Boa tarde, bem, decidi com a concordância de El Rei que dada a proporção das forças em presença, em que cada valente português tem de valer por cinco ou seis, que formaríamos um quadrado defensivo e assim esperamos que sejam eles os primeiros a atacar.
A cavalaria pesada francesa é o meu principal foco mas reservei-lhe uma pequena surpresa. Valas com a largura de dois passos, fundas o suficiente para que os cavalos tropecem e com o peso das vestes e balandraus de malha e o peso dos próprios cavaleiros poucas hipóteses terão de se defender perante os nossos lanceiros leves e rápidos...
- Mas, D. Nuno, esta formação em quadrado não será demasiado defensiva? E se os castelhanos rodearem a formação?
- Mais do que defensiva, quero-a desafiante! Provocatória. O que espero é que eles estando fatigados pela caminhada e vendo-nos aqui, queiram acabar isto o mais depressa possível e cometam os erros tácticos... percam a paciência, por exemplo.
- Oxalá resulte...
- Vai resultar, meu caro. Se bem conheço a impetuosidade dos castelhanos, não aguentarão mais do que uma no máximo duas horas de contemplação e de avaliação.
- E se tentarem rodear a formação pois a nossa rectaguarda parece mais fraca e menos densa?
- Não estou à espera que o primeiro movimento seja pelos flancos, além disso, os nossos arqueiros e besteiros estão preparados para inverter rapidamente o posicionamento e defenderem a posição em perigo. Agora, meu caro, tenho de terminar porque já se ouvem as trombetas castelhanas o que quer dizer que eles nem meia hora vão esperar para começar o ataque. Aliás como lhe dizia; falta-lhes paciência e estudo...
- Obrigado, então. pela sua disponibilidade para esta entrevista...
- Você vai ficar connosco para relatar a batalha?
- Pode crer.
- Então junte-se ali atrás ao Fernão Lopes, o nosso cronista oficial. Ele às vezes é um pouco exagerado mas é bom homem.
- Já agora D. Nuno, posso tirar uma selffie?
- Ó homem acha que consegue comigo aqui em cima deste bicho?
- Vamos ver... olhó passarinho... já está!
- Então pronto. Suma-se!
- Obrigado, D. Nuno. Lá vou...
Mal teve tempo de chegar à rectaguarda quando o chão começou a tremer, qual terramoto e um grande clamor rebentou no campo espanhol. Tal como D. Nuno tinha previsto, os castelhanos não tiveram paciência... e perderam!