21 de julho de 2021

AMIZADE É UM AMOR QUE NUNCA MORRE

A data foi escolhida em 1969, ano da chegada do homem à Lua com a carga simbólica de mostrar a união dos homens para alcançar objetivos.

“A verdadeira amizade é a que nos permite dizer ao amigo, todos os seus defeitos e todas as qualidades sem que isso seja ofensivo ou motivo de ciúme e mostrar discordância mas também apoiar. Só se for aberta e franca pode ser relação de verdadeira amizade.
E, quando de amizade e de amigos se fala não se consegue evitar de pensar em família, pois seria suposto que entre familiares estivessem os nossos melhores amigos como os maiores gestos de amizade.
Mas, não é assim embora também seja assim!
Para que possa haver amizade tem de haver compreensão, respeito, dignidade, tolerância, entendimento, tem de haver "luas onde todos possam chegar" com a vontade de cada um, para que todos lá cheguem, como define Mário Quintana "amizade é o amor que nunca morre.
Talvez por isso, seja difícil encontrar famílias perfeitas assim como é tão difícil encontrar verdadeiros amigos.
A amizade, essa tem de ser perfeita, senão não será amizade!
Faço este paralelo porque, valorizo tanto a amizade que se não souber promover "esse amor que nunca morre" no seio da minha família esta verdade sobre a amizade transforma-se numa outra verdade como diz Pessoa "Família não é um conjunto de parentes. Mais do que afinidade de sangue, tem de ser afinidade de temperamento!
Todas as famílias felizes se parecem umas com as outras; cada família infeliz é infeliz à sua maneira. (Liev Tolstoi, in "Anna Karenina")
FAMILIA É O QUE FOR
Berço de aconchegos a que se volta ao fim do dia.
asa grande e protetora, uma mão sempre estendida.
amizade que embala a vida. à chegada e na partida.
corações em sincronia na tristeza e na alegria.
união nas horas más e nas boas, repartir.
porque onde se está bem, não se tem porque partir.
Família pode ser assim mas, afinal é o que é,
porque não se escolhe, sem tirar nem por.
Família é o que for.