8 de fevereiro de 2024

ONDE COMEMORAR O CARNAVAL EM PORTUGAL

TORRES VEDRAS, desde 1574.

Os desfiles extravagantes, gigantones apelidados de “cabeçudos”, “matrafonas” e “Zés Pereiras” e toda a atmosfera teatral, fazem deste destino uma escolha excepcional para quem procura uma celebração vibrante e cheia de alegria.
Em 2022, o Carnaval de Torres Vedras teve importante marco de ser considerado Património Cultural Imaterial.
O tema este ano é “Carnaval do Futuro” e as festividades começam já amanhã.

OVAR, desde 1952
Este carnaval destaca-se pela dedicação artística da comunidade local é um dos principais eventos da zona centro norte, poderá contar com elaboradas máscaras e fantasias que tornam os desfiles um espetáculo visual deslumbrante, unindo o melhor das tradições portuguesas e brasileiras.
O Carnaval de Ovar é constituído integralmente por voluntários do município e tem como atracção principal três Corsos Carnavalescos, compostos por mais de 2.000 figurantes.
Tal como em Torres Vedras, em Ovar temos também um “Rei” e uma “Rainha” do Carnaval, títulos atribuídos sempre a munícipes da região. As festividades oficiais começam no dia 9 de fevereiro, mas desde meados de Janeiro que já se pode “brincar ao Carnaval” na região, com um programa de atividades recheado.

LOULÉ, desde 1985
oferece uma experiência carnavalesca “quente”, sendo o carnaval que mais se assemelha ao carnaval do Brasil. É um dos principais carnavais de Portugal, contando com carros alegóricos e mais de 600 figurantes, prontos para levar a folia e alegria às ruas.
As festividades acontecem no sábado, domingo e terça feira.

ESTARREJA, desde 1897
É uma festa de cor e vivacidade. Foi no início da década de 80 que foram introduzidos os desfiles exclusivos para crianças e os grupos de folia, assim como o samba, que trouxe nova vida à celebração. Os concertos, desfiles das escolas de samba e os carros alegóricos cativam qualquer pessoa - de qualquer idade -, o que torna esta cidade num ponto de celebração animada durante a temporada carnavalesca. Em Estarreja, os foliões já andam a comemorar, pois as festividades começaram no início de fevereiro.

MEALHADA, desde 1971
O Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada cresceu e contou com a participação de actores brasileiros famosos, além da criação de escolas de samba e da Associação do Carnaval da Bairrada.
Este, considerado como um Carnaval luso-brasileiro, oferece uma fusão única entre tradição e folia e é palco de muito samba e desfiles, onde é dado um protagonismo especial às quatro escolas de samba: Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz, Sócios da Mangueira.


PODENCE
Macedo de Cavaleiros é conhecida pela sua a tradição ancestral “Caretos”, que ganha vida durante o Carnaval. Estes, que são Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, são as figuras principais do Carnaval, com trajes coloridos e chocalhos, que percorrem a aldeia fazendo barulho e perturbando as pessoas. Eles representam os excessos e a alegria permitidos nesta época do ano. O evento inclui casamentos fictícios e uma cerimônia de Queima do Entrudo Chocalheiro vai animar as ruas da vila e protagonizar uma festa única, cheia de simbolismo e folclore.


SINES, desde 1926
Durante cinco dias, a cidade de Sines enche-se de uma atmosfera descontraída e festiva, que leva milhares de pessoas à rua. O Carnaval de Sines contará com desfiles, bailes, noites temáticas e a tradicional Noite da Matrafona. Haverá, ainda, uma mostra sobre o Carnaval no Centro de Artes de Sines. A festa é organizada pela Associação de Carnaval de Sines, e o apoio da Câmara Municipal.


SESIMBRA, desde 1976
Destaca-se pelas suas celebrações à beira-mar durante o Carnaval. Aqui, festeja-se uma tradição antiga do carnaval: as Cegadas. Esta tradição consiste em grupos de homens que, acompanhados de uma guitarra, cantam alguns dos acontecimentos mais marcantes da actualidade. O programa inclui, ainda, animação noturna, o Enterro do Bacalhau, e festas em bares e restaurantes, e os desfiles de sambistas e muita animação de rua.


FUNCHAL (desde segunda metade de séc. XVI)
O Carnaval na ilha da Madeira, é grandioso e exuberante. Tem como destaque dois desfiles: o Alegórico e o Trapalhão. O desfile alegórico, considerado o mais importante e sofisticado, conta com grupos de samba e trajes coloridos, enquanto que o desfile trapalhão é mais descontraído, onde qualquer pessoa pode participar com disfarces. Ambos os desfiles terminam na Praça Municipal, onde há mais entretenimento.
O Funchal proporciona uma festividade única, e transforma as ruas num espetáculo de cores, emoções, imitações e figuras satíricas. Dizem que a vida são dois dias e o Carnaval são três mas, na Madeira, são duas semanas.
Divirtam-se!