10 de setembro de 2022

AH! MEU GRANDE SETEMBRO (II)

Antigamente – mas mesmo muito antigamente –

Quando eu era menino e moço

Havia verão em setembro! Mas verão a sério!!!

Respeitava-se as estações do ano, caraças!

Gostava de ouvir agora o Vivaldi a compor as quatro estações.

AH! Deixa-me rir!

Devia ficar daquelas atrapalhações de sons arrepiantes

Dessincronizados que às vezes a gente finge que sim

E depois chama… música… música quê???

 

Mas, que dizia eu?

Ah! Sim, meu grande setembro, pois claro.

Ia de férias para Sesimbra, à confiança.

Sol em grande, todos os dias.

Água boa, quase quente, todos os dias.

Passeios pela areia à beira mar,

à beira do coraçção,

à beira da paixão,

à beira do namoro de férias que se interrompia

e voltava no ano a seguir!

Aquilo sim era verão!

 

Então e agora?

Agora o que é? Grande setembro?

Um abalo sísmico na Conchichina

Estremece tudo por ali fora da Japão à China

O norte de África, um vulcão numa ilha qualquer do pacífico

Chovem cinzas, chovem ventos de cor amarela

Se não chove é logo uma seca

Se chove é logo enxorrada

Mais uma tempestade de fogo

Uma floresta queimada

E uma onda de calor, antes de um frio de rachar.

 

Há por aí, uns senhores, que vivem pendurados em satélites

E que dizem que não temos “setembros”

- que eu não tenho setembro –

Porque demos cabo do clima!

Pronto, pois será. Estragámos a porra do clima!

E depois? E agora?

Então não há ninguem que conserte isto?

Atenção, ainda anda por aí muita gente apostada em continuar a estragá-lo!

 

É por isso que o verão, tal como a primavera, o outono e o inverno

Andam todos emaranhados e já ninguém sabe ao certo se,

quando dizem que estamos no verão

se vamos à praia, apanhar um resfriado

ou levar com um escaldão!

E se clamamos “isto está uma seca!!!”

Se vamos morrer de sede, se ainda se fica afogado!

 

E, é por isso que o verão resolveu mudar de sítio

E também já não passa o tempo todo em Sesimbra,

Nem em lado nenhum…

 

…nem em Setembro que era o lugar do calendário

Em que as férias eram grandes  e sabiam sempre a verão!