2 de novembro de 2020

SOBRE A CORAGEM E OUTRAS TEMERIDADES

 

Para quem não tiver coragem,
até um par de asas pode ser um fardo.
Coragem não é ausência de medo.
Ter coragem é uma responsabilidade muito grande
e frequentemente é necessário mais coragem
para ousar fazer o certo do que temer fazer o errado.
Que não haja o medo de falhar
quando se dá o melhor que se tem dentro de nós.
Até para se ser feliz é preciso ter coragem.
Coragem é ter coração mais que razão;
é o instinto quando derrota o inesperado;
é a acção que contraria a lógica e vira o jogo.
Quando te inventei eras a força em que se sentia segurança,
um rosto onde se lia determinação e olhar de esperança
que te subia do coração.
Por seres tudo aquilo que eu não era
um ânimo que não eu (tu nem sabias de mim)
de dia, seguia-te escondido na minha própria sombra
e de noite, sonhava-te no escuro da solidão do ser só.
(MJS, Eu e os meus Fantasmas"
Quero ficar no teu corpo feito tatuagem
Que é pra te dar coragem
Pra seguir viagem
Quando a noite vem
E também pra me perpetuar em tua escrava
Que você pega, esfrega, nega
Mas não lava
(Chico Buarque)