26 de abril de 2021

A PRPÓSITO DE TUDO E MAIS ALGUMA COISA

Apanhei-me a saltar de pedra em pedra, tentando evitar escorregar e naufragar nas águas agitadas do meu pensamento líquido.

"Viver é um rasgar-se e remendar-se"
(Guimarães Rosa)
Quantas vezes se ouve dizer: "Eu não tive escolha possível". Provavelmente, quem assim o diz, terá rejeitado outras até que ficou com a que escolheu. A nossa vida é feita de muitas escolhas. E, se é facto que escolhemos, então é porque temos várias.
Não ter escolha é dizermos "eu escolhi!"
Levei tantos anos para conseguir gostar de mim que fiquei sem tempo para te ensinar a gostares de mim, também. Não me revolto nem me penalizo. Talvez um dia saibas que para gostares de mim terias de me ter visto com outros olhos, mas não com os olhos dos outros. Mas, não te critico. Ao fim e ao cabo, escolheste o mesmo que eu, durante anos!
Ver-me pelos olhos dos outros!
- "Quem está nas trincheiras ao teu lado?"
- "E, isso interessa?"
- Mais do que a própria guerra!"
(Ernest Hemingway)
A vida pode ser uma guerra; ao acordarmos, temos uma batalha para ganhar (ou não). Quantos de nós temos de enfrentar sós? Quantas vezes? Dizemos: "Esta guerra é minha!". Quantas vezes nos vemos envolvidos noutras guerras? Dizemos: "Não devia ter-me metido nisto! Esta nem é a minha guerra".
Mas, nas trincheiras da vida, o que mais custa é perceber que ao nosso lado está alguém que nos abandona... a meio da batalha!
As escolhas, na guerra e na paz, somos nós que as fazemos. Na paz podemos escolher a guerra e vice versa, porque há quem não sabendo viver em paz só tem paz, escolhendo a guerra.