31 de outubro de 2019

YO NO LO CREO EN BRUJAS...

ESVOAÇANDO numa noite de bruxas, estou a lavar as mãos no lavatório do quarto de banho quando o espelho se agita à minha frente e um gajo com ar idoso sorri trocista. Espremo as mãos debaixo da torneira a fingir ignorá-lo mas ele:
(É contigo, pá! Já reparaste que vais fazer 71 daqui a nada?)
decido-me por encolher os ombros enquanto pronuncio com o ar mais despreocupado que consigo: "Então e depois?"
(Então e depois? Ó pá são 71, percebes? Não são 15 nem 20, nem sequer 30, vá lá 40! São 71, meu... uma vida, uma data de tempo...)
não entendo mas assim como assim, vou demorar a manobra de limpar as mãos à toalha para ver se apanho o raciocínio. "Pronto! Dia 18 do mês que vem faço 71 anos e depois? O que tem isso? A esperança de vida está a aumentar. Até não é nada de especial. Eu nem me sinto assim tão, tão ...tento manter o espírito percebes?" Oiço uma gargalhada trocista.
(Bem vejo que nalgumas coisas, pelo menos, não há maneira de envelheceres....deixa dar-te então um conselho. Se fosse a ti verificava, antes de te ires embora, se acertaste na sanita e já agora se fazes favor baixa a tampa...eu bem a oiço, refila contigo quando vê um pingo ou dois no chão e apanha sanita de boca aberta...vê se cresces!)
Apoiei as duas mãos no bordo do lavabo engolindo desaforos E não é que fui mesmo verificar? Antes de sair e apagar a luz, olhei, de lado, o espelho por cima do lavatório. Ele a olhar-me de lado. "OK! Distraí-me, esqueci-me, sei l,.já tenho quase 71 anos...porra!" Ouvi uma gargalhada de triunfo..
Apaguei rapidamente a luz para ele desaparecer e voltei para a sala onde a Dalita já se embrulhou na manta dos quadrados preparada para adormecer a meio da telenovela enquanto eu afivelo um imperceptível sorriso.
"Desta vez não me apanhas....#